O Movimento Empresa Junior
O histórico do MEJ tem início na década de 60 na ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris), na França e ao longo dos seus anos tem desenvolvido diversos conceitos que fornecem subsídios para sua consolidação.
No Brasil o movimento foi impulsionado pela Câmara de Comércio França-Brasil. A primeira EJ fundada foi em São Paulo, em 1988, e com o passar dos anos a idéia foi se espalhando por diversas regiões, o que culminou na criação de diversas empresas juniores que, posteriormente, na criação dos seus próprios orgãos representativos – as Federações.
Nesse contexto, o marco no MEJ Fluminense é a criação da primeira EJ no Rio de Janeiro em 1990, a EJCM na UFRJ. O ano de 1998 marca a fundação da Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro – RioJunior. Posteriormente, em âmbito nacional nasce a Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Júnior. Um ano depois surge o Núcleo de Empresas Juniores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJr, vindo a ser reestruturado em 2007.
Para que se tenha a atual dimensão deste movimento e que se vislumbre a sua força, basta analisar os índices que dele são extraídos.
Hoje, são mais de 22.000 universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano.
Instâncias representativas